A Trilha Caminho do Imperador ou Trilha do Telégrafo, é um caminho centenário, entre Guaraqueçaba e Cananéia em São Paulo, aberto por escravos no século XIX a mando do Imperador Dom Pedro I, que recebeu pavimentação rústica de pedras, em 1840, afim de permitir o tráfego de carroças.

Em 1870, com o objetivo de interligar a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, com o Sul do país a trilha recebeu postes telegráficos vindos da Europa e passou a ser conhecida como Trilha do Telegráfo.




“São apenas 12 quilômetros unindo a comunidade de Santa Maria (Cananeia -SP) e Boituva ( Guaraqueçaba -PR),divisa de São Paulo e Paraná. “Apenas” uma ova. Parece pouco para quem vê o trecho no mapa, mas é um longo percurso para quem se atreve a enfrentar a Trilha do Telégrafo.

Entre os jipeiros, o Telégrafo é considerada a mais difícil trilha do Brasil, reunindo mata fechadíssima em vários trechos, solo com lama negra e muita água caindo do céu — a região tem um dos índices pluviométricos mais altos do país. Na década de 20, o marechal Rondon enfrentou esses elementos da então chamada “Trilha do Imperador” para instalar postes e fios de telégrafo que deram o seu nome atual”……….Trecho da matéria de Cacá Clauset para a Revista Quatro Rodas em 2004…….

   

Texto e fotos extraídos do Facebook Rota 4X4: