Na tarde desta segunda-feira, 27 de julho de 2015, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Paranaguá, foram entregues os Certificados de Cidades Resilientes para os representantes dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, confirmando desta forma a total participação do Litoral Paranaense no Programa Cidades Resilientes.
A Organização das Nações Unidas (ONU) através do seu Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), desde 2012 tem certificado cidades ao redor do mundo. A ONU define cidade resiliente como aquela capaz de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente frente a um desastre, além de prevenir e mitigar, de maneira organizada, a perda de vidas e bens.
Permitir ao município a identificação dos riscos aos quais está sujeito, facilitando o planejamento da gestão de risco de desastres, permitindo o cumprimento das obrigações legislativas para recebimento de recursos; demonstrar a preocupação municipal com ações preventivas e o reconhecimento internacional de sua política de gestão urbana são alguns dos benefícios da participação neste programa.
Essa conquista das cidades litorâneas foi viabilizada devido ao esforço conjunto entre o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, a 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) e os Prefeitos dos municípios mencionados anteriormente.
Fonte: Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer / Oficial de Comunicação Social